top of page
  • Foto do escritorPedro Zanin

ADM de Redes Sociais

Stéphanie - Participante do Reality Show "A Grande Conquista"

 

Stéphanie é uma artista, modelo e comunicadora que foi convidada para participar do novo reality show da Rede Record, "A Grande Conquista". A partir do momento em que ela aceitou o convite, outro convite chegou até mim: Ser ADM das redes sociais da modelo durante toda sua trajetória dentro da casa.


Neste momento, sem pensar duas vezes, iniciamos o projeto com todo o gás que a Stéphanie é e merece! Esse projeto foi diferente de todos que já tinha conduzido, e eu vou contar os motivos pelos quais o tornaram tão singular.


O início de tudo


Como todos sabemos, reality show é sempre muito imprevisível, então o primeiro grande desafio do projeto era o tempo. Tínhamos um pouco mais de 1 mês para a execução de todas as tarefas pré confinamento, com isso, o passo inicial foi montarmos um cronograma bem detalhado com todas as etapas pré estreia do programa.




Mapeamento das dinâmicas do Reality Show


Um novo reality show, em um formato jamais visto na televisão brasileira com informações extremamente reservadas. Esse foi o segundo desafio encontrado. Precisávamos pensar em possibilidade que a participante poderia enfrentar no confinamento, entre dinâmicas, provas, eliminações, perrengues e demais situação inusitadas que acontecem em todos os programas de televisão ao vivo.


Através de pesquisas em sites e reuniões com a própria produção do programa, mapeamos todas as dinâmicas (até então divulgadas) para apoiar no planejamento estratégico de posicionamento e criação de conteúdos. Por se tratar de um programa ao vivo, com pay-per-view disponível para o público e outros 69 jogadores competindo de igual para igual, de uma coisa tínhamos certeza: precisávamos utilizar as redes sociais a nosso favor e torná-las um canal de comunicação próxima entre a Stéphanie e o público do reality.



Análise de benchmarking e referências


Momento das pesquisas de campo para mergulhar no universo dos reality shows. Como pudemos ver, nos últimos anos as redes sociais se tornaram um potencial canal de comunicação para participantes de programas de televisão. Elas aproximam o público e criam comunidades de fãs que querem saber mais sobre a vida dos confinados, além claro, de formar grupos de defesa e adquirir votos a depender da dinâmica proposta pelo programa.


Avaliamos as redes sociais de participantes de outros reality shows brasileiros, como o fenômeno Juliette Freire, campeã do BBB 21 que alcançou números recordes dentro do Instagram, juntamente com outros grandes nomes do Big Brother Brasil da Rede Globo, e A Fazenda da Rede Record. Esses insumos e referências embasaram o planejamento estratégico de todo o projeto, trazendo possibilidades e ideias relevantes para uma imagem pública desenvolvida dentro de um programa de televisão.



Estudos sobre a personalidade da Stéphanie


Estamos falando de uma pessoa real, que tem ideais, crenças, histórias, família, vivencias e uma vida por trás da imagem. O primeiro passo para conhecermos mais a personalidade da Stéphanie foi uma entrevista e uma pesquisa aprofundada na sua essência, para que pudéssemos trazer uma comunicação mais fielmente dela.



Essa foi uma das etapas mais especiais e sentimentais do projeto. Poder conhecer a essência de uma pessoa é algo encantador. Para mim, que sempre tinha trabalhado com marcas, estar trabalhando com uma persona de verdade foi incrível!


Fomos abordando diversos assuntos, principalmente sobre a personalidade e crenças da Stéphanie. Seus gostos pessoais, seu jeito de agir e de levar a vida, sua relação com família, amigos, trabalho, vivencias e experiências que a moldaram. Todas suas características foram faladas, pensadas e externalizadas para que pudéssemos acessar ainda mais a sua essência e personalidade.




BrandPersona


Aqui começa o grande trabalho de personal branding. Após estudos, análises, pesquisas, entrevistas e conversas, iniciamos a etapa de definição de alguns pontos essenciais para uma comunicação assertiva e com objetivos claros.


O primeiro passo dessa etapa foi a definição dos arquétipos que regem a personalidade da Stéphanie. E os escolhidos foram: 55% Heroína e 45% Amante.

A partir dos arquétipos, seguimos aprofundando ainda mais as características e encontrando pontos cruciais para a comunicação, como a sua atitude, definida como inspiradora, criativa, artística e mística. Sua voz alegre, contagiante, educada, elegante e acolhedora e os assuntos que a cercam e a interessam.


Na criação da identidade visual, que foi utilizada nas redes sociais, definimos pontos da sua personalidade como fios condutores para que a linguagem visual percorresse suas principais características. Através de um key visual, abrangendo paleta de cores, elementos gráficos, tipografias, letterings e possíveis takes, chegamos neste resultado:




Shooting


Realizamos o shooting fotográfico com foco em uma linguagem que transmita sentimentos, emoções e principalmente, a essência da Stéphanie. Claro, tudo se relacionando de acordo com a Brand Persona que vínhamos construindo desde o início do projeto. Consideramos situações, objetos que passassem uma mensagem e uma sequencia de expressões que poderiam facilmente se relacionar ao que ela estaria vivenciando no reality.


Para o desenvolvimento, contamos com a stylist Priscila para elaboração dos looks, de acordo com a persona que construímos em conjunto com a Stéphanie. E também tivemos o brilhante olhar do fotógrafo Pedro Vianna, que realizou os cliques e todas as edições necessárias de tratamento das imagens. Essa junção de expertises, resultou num trabalho incrível, como você pode ver abaixo:

Stylist @c_piti

Fotógrafo @pehshv


Estratégia de conteúdo


Considerando o imediatismo que um reality show necessita, desdobramos o key visual em diversos formatos e possibilidades de conteúdo, abordando diferentes situações que a Stéphanie poderia viver dentro da casa, fazendo assim, um arquivo completo de conteúdos que poderiam ser publicados real time assim que a pauta/situação acontecesse.


Esse mapeamento das possibilidades foi extremamente importante para a agilidade no processo de publicação e, principalmente, posicionamento da assessoria de imagem conforme pautas levantadas dentro no programa e discutidas pelo público.


As redes sociais utilizadas foram Instagram, Twitter e Tiktok, todas com comunicação full time, trazendo conteúdos sobre a Stéphanie, dinâmicas e acontecimentos dentro do reality show além de chamadas para mutirão de votação e interações diretas com os fãs.




Equipe técnica:


Pedro Zanin - Líder Estratégico

Alan Munari - Conteúdo e Redação

Carolina Siqueira - Social Media

Clara Abreu - Social Media Twitter

Filipe Osanai - Performance

Nicole de Moura - Conteúdo e Edição

Comments


bottom of page